7. ATIVIDADES RECREATIVAS

Nesta página, a Equipe Ri oferece para todos os seus visitantes algumas sugestões de ATIVIDADES  com ou sem material para o entretenimento e, também, na formação de nossos recreandos.

Toda a Semana algumas sugestões de atividades serão apresentadas

Tentaremos em nossas Sugestões apresentar o mínimo de material possível E espaços pouco provável.

Participem desta brincadeira mandando o desafio para a consultoria Ri e ajudaremos a construir um jogo para você.

Forte Abraço

Consultoria Ri

ATIVIDADES PARA DIA DE CHUVA (vamos levar em consideração que nesse dia os pais não permitiram em desenvolver jogos na chuva e ela (a chuva) chegou de surpresa, sem tempo de prever atividades).

COBRA – CEGA: o pegador com um pedaço de pano, amarrado tampando os olhos da pessoa, os demais livres pelo salão devem fugir. Se um for pego, torna se o novo pegador.

sugestão: assim que o pegador capturar alguém deve tentar reconhecer a pessoa pelo tato.

=====================

 

 

MARCO POLO: mesmo sentido do jogo, porém, o pegador vendado grita “MARCO” e os demais respondem “POLO” e através do som o pegador se orienta.

sugestão: em uma sala escura, o jogo pode se chamar “GATO MIA”.

====================

VERDE/VERMELHO: jogo muito interessante, inicia o jogo com todos os participantes sentados numa cadeira formando um círculo e o recreador em pé ao centro, começa uma história. toda vez que, na história, dizer a palavra VERDE todos devem levantar, dar um giro no próprio eixo e depois voltar a sentar, ao dizer a palavra VERMELHO, todos devem trocar de lugar. para deixar o jogo mais interessante, o recreador também corre para pegar um lugar vago, e aquele que ficar em pé continua a história seguindo a mesma regra das cores.

sugestão: acrescentar mais cores e novas ações e quem errar paga mico, quem sobra deve continuar o mesmo sentido da história.

====================

 

 

ATIVIDADES EM PISCINAS.

CADEIRABOL: Jogo similar ao Polo Aquático, porém o jogo consiste em uma cadeira em cada extremidade da piscina (sem goleiro, mas sim com defesa), onde os times devem defender e ao mesmo tempo atacar a cadeira adversária. o ponto só é válido se: a bola passar pelas mãos de todos os integrantes do time, e se ficar parada no assento da cadeira, ou seja, entrar e sair não vale. se a bola for interceptada durante a contagem e recuperada logo após, REINICIA a contagem de passes antes do gol.

MATERIAL: DUAS Cadeiras Brancas E UMA Bola qualquer.

====================

PESCA SUBMARINA. jogo simples para todas as idades, alguns objetos que afundam são espalhados pela piscina, dentro de um tempo pré determinado os participantes pescam esses objetos afundados, depois do termino do tempo cada objeto tem seu valor.

MATERIAL: muitos materiais pesados (quanto mais, melhor) e lista de valores que somem e subtraiam.

Sugestão: utilizar materiais flutuantes, limitar material, colocar um baú com cadeado e fazer a corrida.

====================

SPAGUETT CHAMPION CHIP:  corrida emocionante onde cada participante “montado em um espaguete (flutuador) deve percorrer um trajeto e voltar.

MATERIAL: UM flutuador (espaguete) para cada participante.

=====================

JOGOS COM BOLA

BINGO HUMANO: duas bolas ao centro, equipes devidamente divididas onde cada representante da equipe terá seu número. ao comando do recreador, que gritará um número, os respectivos representantes de cada equipe pegará a bola e colocará dentro de um espaço pré determinado, e voltar ao seu lugar. O segundo número anunciado de cada equipe irá até a sua respectiva bola e trará para o ponto de início. 

Sugestões: podem dificultar o jogo utilizando equações matemáticas, datas históricas (onde os quatro números farão o desafio), em uma quadra utilizar fundamentos desportivos, em um salão pode ser limitado os movimentos de cada integrante: com uma perna só, andando como astronauta, com os pés amarrados saltitando. 

====================

ALERTA: o jogo mais tradicional que existe.. enquanto um domina a bola os demais se organizarão e representarão uma fruta, ao lançar a bola par ao alto a pessoa gritará uma das frutas que lhe foram ditas, o representante da respectiva fruta pegará a bola, porém, os demais que não foram anunciados fugirão pelo espaço pré determinado pelo recreador, quando o selecionado gritar ALERTA os demais pararão no seu lugar e tentarão não ser queimados pela pessoa que está com a bola.

Sugestões: um jogo simples que também pode ser explorado com regras mais detalhadas como: datas históricas (ou personagens históricos), fundamentos desportivos futebol só com os pés,  voleibol manchete e toques, pulando com um pé só, em duplas, em equipes.

=====================

ALERTA PARALELO: igual ao jogo acima apresentado, porém o desafio é com duas bolas e o jogo acontece simultaneamente.

======================

TODOS CONTRA UM: jogo com bola, igual à queimada, porém cada participante receberá um número, ao ser lançada a bola para o ar um numero será anunciado, o representante desse número deverá fugir enquanto os demais tentarão queimá lo, mas a pessoa que estiver com a bola nas mãos não pode se movimentar.

Sugestões: cores, frutos, em equipes aquele que for queimado dará um ponto ao adversário, quartetos representando anos e fatos históricos. deixa rolar a imaginação.

====================

JOGOS COM JORNAL

A PONTE: Desafio muito legal onde pode realizar dentro ou fora de um salão; os participantes em coluna (ou fila – como preferirem), e cada um com uma página de jornal. Ao sinal do Recreador, os participantes percorrerão um trajeto utilizando os jornais, onde não podem tocar mais o chão.

sugestão: desafios como: transportar objetos grandes para dois ou mais pontos; 1/4 da folha de jornal; por equipes; por tempo; vendados; 01 folha a menos que o número de integrantes

====================

RABO DE JACARÉ: Enrolando a folha inteira do jornal, até formar uma “vareta”, os participantes prenderão uma das pontas na cintura da calça. com o início do jogo os participantes tentarão “roubar” o “rabo” dos outros enquanto protege o seu.

sugestão: Eliminação; tempo estipulado com chances de recuperação de “rabo”; limitações de espaço a cada desafio; equipe em coluna, segurando pelos ombros,  o ultimo integrante fica com o “rabo” e o primeiro tem a obrigação de interceptar o “rabo” adversário.

====================

ILHA DO TESOURO: jogo parecido com “A PONTE”, porém cada integrante com 1/4 da folha de jornal, procura um local aleatório  para se posicionar, coloca a folha no chão e se posiciona sobre ela. Ao comando do recreador, os participantes trocarão de “ilhas”. 

sugestão: pode determinar um tempo para o jogo; seguir os ritmos diferentes (musica lenta-andar bem vagarosamente, musica rápida-andar rápido, musica invertida-andar de costas, etc; uma pessoa faz um chapéu de soldado com outro jornal e fica na berlinda, ao trocar de ilha o “Marinheiro” pode roubar uma ilha de alguém e quem sobrar veste o chapéu.

===================

JOGOS COM BARBANTE

A COSTUREIRA: este jogo pode ser dividida várias equipes, quanto mais pessoas mais desafiador será. Os integrante de cada equipe estarão posicionados um ao lado do outro (em fila), o primeiro de cada turma terá em mãos um rolo pequeno de barbante. o objetivo do desafio é costurar todos os integrantes da equipe passando o rolo de barbante por dentro da blusa e calça, finalizando quando passar por dentro da roupa do ultimo integrante.

sugestão: marcar tempo, passar duas vezes pelo corpo de cada integrante, após a “costura” realizada, percorrer um trajeto pré determinado.

====================

CORRIDA DOS TRÊS PÉS: jogo clássico, onde duplas com os pés amarrados percorrerão  um trajeto pré determinado.

sugestão: corrida contra o tempo, um vendado e o outro com a boca fechada, andar de costas, realizar tarefas simples pré determinadas.

====================

BRAÇOS CRUZADOS: em duplas ambos com um barbante amarrado nos punho, um integrante da dupla ficará com o barbante entrelaçado com o do companheiro. O ideal é que as duplas criem possibilidades de descruzar os barbantes sem arrebentá los.

sugestão: concurso de quantas possibilidades existem e por tempo.

======================

ATIVIDADES EM PSICINA

CABO DE GUERRA

-O recreador dividirá a turma em dois grupos e colocará cada grupo em lados opostos da piscina. Ao sinal do professor, cada grupo puxará a corda para seu lado. Vence o grupo que conseguir jogar o outro na piscina. Esta atividade tem o objetivo de recreação e desenvolver a força.
Material necessário: Corda

======================
PIQUE AQUÁTICO

Espalham-se os alunos pela piscina e escolhe-se, por sorteio, um “pegador”. O objetivo do pique é acertar ou encostar a bola em outro aluno, passando este a ser o novo “pegador”. Esta atividade tem como objetivo a recreação, adaptação ao meio líquido e resistência

=====================

CAÇA AO TESOURO

Joga-se objetos na piscina que afundem(bolinha de gude,pedrinas,etc..), e pedem para pularem na piscina e buscar o tesouro, quem pegar mais objetos marca ponto

14 Comentários »

  1. Beatriz Said:

    Amei as idéias, se tiverem sugestões de brincadeiras infantis e adultos para carnaval agradeço.

    • Prof. Harley Augusto (Grillo) Said:

      Olá Beatriz…
      Agradecemos sua visita…
      Estamos a Disposição pelo e-mail: ri.online@hotmail.com
      sucesso!

  2. mari Said:

    estou fazendo um trabalho na minha escola..e essa materia ajudou muito…obrigada
    espero ter mais dessa publicação…

    • Prof. Harley Augusto (Grillo) Said:

      Oi Marianne… Estamos a disposição para ajudar no quee preciso for SUCESSO.

  3. pppp Said:

    eu achei que deveriam falar sobre as regras em cada brincadeiras e qual seria retenção dadas a elas.

    • Prof. Harley Augusto (Grillo) Said:

      Oi Mylena, são apenas sujestões/idéias. Regras e propostas de cada jogo dependerão da realidade em que o recreador esteja incluso. Sucessos

  4. Allan Said:

    Gostei das atividades, mas fica uma dica; seria interessante que vcs colocassem a faixa-etaria.

    abraços,
    Allan Matias

  5. thaynan Said:

    cara gostei muito eu pegai isso para fazer um trabalho de ED FISIC
    A

    • Prof. Harley Augusto (Grillo) Said:

      Sucesso!!!

  6. ana cristina Said:

    Parabéns pelo belo trabalho!Amei as sugestões e já estou aproveitando para repassar para meus alunos.Obrigada.
    Ana Cristina Camarão.

    • Prof. Harley Augusto (Grillo) Said:

      Ficamos a Disposição para ajudar ainda mais…

  7. valdirene Said:

    Se possível gostaria de um projeto para ser desenvolvido com uma turma de 5º ano.

  8. Landa Araujo Said:

    Gostei muito das dinâmicas,fiz alguamas com minha equipe e foi miuto divertido!


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: